17 de março de 2016

Fotografia Editorial

Definição e características

A fotografia editorial se caracteriza por ser um campo menos rigoroso do que o da publicidade, já que a proposta já vem de pesquisas e análises aprovadas por um cliente. No trabalho editorial há mais liberdade de interpretação por parte do fotografo, que assim pode executar sua criatividade e com a vantagem de ter a produção sempre a cargo do cliente. 
Embora os valores sejam menores, a oportunidade de cooperar com varias equipes de produção e ainda ter o trabalho divulgado com o devido crédito deve ser sempre considerada, especialmente pelos iniciantes.
A fotografia editorial é um excelente marketing de baixo custo, para aqueles que estão em busca de rápida notoriedade no mercado e pode ser usada para diversas finalidades numa revista, fascículo, displays ou outro produto editorial.  Mas em todas as publicações cumpre a função especifica de atrair o grande público e garantir a venda do produto. Por isso, acima de tudo, a fotografia editorial deve ser tecnicamente perfeita, expressiva, envolver emocionalmente o leitor e também ilustrar ou explicar um texto.
Para uma foto editorial cumprir seu papel, porém não é suficiente que ela seja bonita e tecnicamente bem realizada, ela tem, além disso, que preencher uma variedade de requisitos editorias : o tipo de revista, a linha que ela segue, a seção onde a foto será usada, o tema da matéria, a função que a foto deverá desempenhar dentro dela e o destaque que receberá na página – foto de página dupla, página inteira, meia página – são alguns dos aspectos que os responsáveis editoriais levam em conta ao definir as linhas gerais de uma foto.
Realizada por um bom fotografo, a foto editorial consegue então cumprir exatamente o objetivo pretendido: ela explica, ilustra, exemplifica, resume, analisa, ou simplesmente mostra, enfeita, instiga, acalma, emociona ou desperta a fantasia do leitor.

A fotografia editorial de moda

O universo da fotografia de moda é amplo e abrange trabalhos voltados para as mais diversas finalidades. Um dos ensaios fotográficos mais notórios no mundo fashion é o editorial de moda, cujo poder de divulgação é grande o suficiente para tirar um fotógrafo do anonimato. Mas afinal, o que é um editorial de moda?
Com menos regras do que campanhas ou catálogos de marcas, o editorial de moda serve para divulgar novas tendências de mercado, inspirar produções e tornar as revistas mais dinâmicas. Tem como principal requisito apresentar um conjunto de imagens unidas por uma ideia, tema ou conceito, colocando marcas ou coleções em evidência de forma artística, sem necessariamente mostrar o produto como ele é de fato. Diferentemente de um anúncio, o editorial de moda vende uma história, situação ou clima com o qual se deseja associar a roupa.
O desenvolvimento de um editorial envolve um número considerável de profissionais, podendo variar a composição da equipe de acordo com o tamanho do projeto. Geralmente, conta com um produtor, um profissional de moda conhecido como stylist; um maquiador e um cabeleireiro, que podem ou não ser a mesma pessoa, um editor responsável pelo meio de veiculação, um editor de imagens, um fotógrafo e os seus assistentes.
Uma vez com o conceito definido, discutem-se possíveis abordagens para o ensaio e elabora-se um roteiro ou algumas pranchas baseadas em pesquisas de referências, que podem ir de desfiles e catálogos de moda a filmes, livros, músicas e tudo o que de alguma forma se relacione com o tema escolhido para o editorial. Esse material servirá como ponto de partida para uma narrativa, não necessariamente linear, e contribuirá para a coerência criativa a ser seguida durante o desenvolvimento do trabalho, podendo ser organizado de forma geral ou específica para cada área.
Com uma boa ideia do que se deseja criar, resta à produção encontrar os modelos e a locação com os perfis ideais, e então organizar a logística para que o fotógrafo e toda a equipe possam, no dia da sessão, transmitir o conceito desejado através do melhor look e imprescindivelmente, da melhor fotografia. 


Fontes de pesquisa:
- focusfoto.com.br/sobre-editoral/
- focusfoto.com.br/foto-editorial-uma-imagem-que-atrai-o-leitor/
- fotografia-dg.com/a-fotografia-editorial-de-moda/

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