Definição e características
A fotografia
editorial se caracteriza por ser um campo menos rigoroso do que o da
publicidade, já que a proposta já vem de pesquisas e análises aprovadas por um
cliente. No trabalho editorial há mais liberdade de interpretação por parte do
fotografo, que assim pode executar sua criatividade e com a vantagem de ter a
produção sempre a cargo do cliente.
Embora os valores sejam menores, a oportunidade de cooperar com varias equipes
de produção e ainda ter o trabalho divulgado com o devido crédito deve ser
sempre considerada, especialmente pelos iniciantes.
A fotografia
editorial é um excelente marketing de baixo custo, para aqueles que estão em
busca de rápida notoriedade no mercado e pode ser usada para diversas
finalidades numa revista, fascículo, displays ou outro produto editorial.
Mas em todas as publicações cumpre a função especifica de atrair o grande
público e garantir a venda do produto. Por isso, acima de tudo, a fotografia
editorial deve ser tecnicamente perfeita, expressiva, envolver
emocionalmente o leitor e também ilustrar ou explicar um texto.
Para uma foto
editorial cumprir seu papel, porém não é suficiente que ela seja bonita e
tecnicamente bem realizada, ela tem, além disso, que preencher uma variedade de
requisitos editorias : o tipo de revista, a linha que ela segue, a seção onde a
foto será usada, o tema da matéria, a função que a foto deverá desempenhar
dentro dela e o destaque que receberá na página – foto de página dupla, página
inteira, meia página – são alguns dos aspectos que os responsáveis editoriais
levam em conta ao definir as linhas gerais de uma foto.
Realizada por um
bom fotografo, a foto editorial consegue então cumprir exatamente o objetivo
pretendido: ela explica, ilustra, exemplifica, resume, analisa, ou simplesmente
mostra, enfeita, instiga, acalma, emociona ou desperta a fantasia do leitor.
A fotografia editorial de moda
O universo da fotografia de moda é
amplo e abrange trabalhos voltados para as mais diversas finalidades. Um dos
ensaios fotográficos mais notórios no mundo fashion é
o editorial de moda, cujo poder de divulgação é
grande o suficiente para tirar um fotógrafo do anonimato. Mas afinal, o que é
um editorial de moda?
Com
menos regras do que campanhas ou catálogos de marcas, o editorial de moda serve
para divulgar novas tendências de mercado, inspirar produções e tornar as
revistas mais dinâmicas. Tem como principal requisito apresentar um conjunto de
imagens unidas por uma ideia, tema ou conceito, colocando marcas ou coleções em
evidência de forma artística, sem necessariamente mostrar o produto como ele é
de fato. Diferentemente de um anúncio, o editorial de moda vende uma história,
situação ou clima com o qual se deseja associar a roupa.
O desenvolvimento de um editorial envolve um
número considerável de profissionais, podendo variar a composição da equipe de
acordo com o tamanho do projeto. Geralmente, conta com um produtor, um
profissional de moda conhecido como stylist;
um maquiador e um cabeleireiro, que podem ou não ser a mesma pessoa, um editor
responsável pelo meio de veiculação, um editor de imagens, um fotógrafo e os
seus assistentes.
Uma vez com o
conceito definido, discutem-se possíveis abordagens para o ensaio e elabora-se
um roteiro ou algumas pranchas baseadas em pesquisas de referências, que podem
ir de desfiles e catálogos de moda a filmes, livros, músicas e tudo o que de
alguma forma se relacione com o tema escolhido para o editorial. Esse material
servirá como ponto de partida para uma narrativa, não necessariamente linear, e
contribuirá para a coerência criativa a ser seguida durante o desenvolvimento
do trabalho, podendo ser organizado de forma geral ou específica para cada
área.
Com uma boa ideia
do que se deseja criar, resta à produção encontrar os modelos e a locação com
os perfis ideais, e então organizar a logística para que o fotógrafo e toda a
equipe possam, no dia da sessão, transmitir o conceito desejado através do
melhor look e
imprescindivelmente, da melhor fotografia.
Fontes de pesquisa:
- focusfoto.com.br/sobre-editoral/
- focusfoto.com.br/foto-editorial-uma-imagem-que-atrai-o-leitor/
- fotografia-dg.com/a-fotografia-editorial-de-moda/
- fotografia-dg.com/a-fotografia-editorial-de-moda/
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