O que é um Briefing?
O desenvolvimento de um novo produto deve partir de uma
intenção, esta, deve estar delimitada por uma grande variedade de quesitos, que
orientem o foco do desenvolvimento do produto. Nele, é especificado qual o produto
a ser desenvolvido, qual o seu conceito, para quem se destina e os recursos
produtivos.
É um conjunto de informações, uma
coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. É um documento contendo
a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades,
objetivos e recursos para atingi-los. O briefing é um processo utilizado na
área administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas e
Existem diversos modelos de briefing, mas não existe um
modelo pronto, cada agência ou empresa possui o seu próprio e que melhor se
adapta com as suas necessidades. Existem alguns itens que são essenciais para
compor um bom briefing, como o histórico da empresa, o problema de marketing
que está ocorrendo, objetivos, plano de ação, o público alvo que a organização
quer atingir, áreas geográficas de interesses e limitações, como prazos e
custos.
Por que
fazer um Briefing?
O sucesso de um produto está diretamente relacionado à
construção de um Briefing completo, claro e objetivo. Isto porque, o Briefing é
o documento de apoio para a avaliação das etapas de desenvolvimento e do
protótipo final. Através dele, é possível se verificar os quesitos propostos e
compará-los com os resultados alcançados.
O Briefing pode ser aplicado em diferentes etapas do projeto. Num primeiro momento, ele pode ser usado para a elaboração de um orçamento com o designer e para uma análise prévia de viabilidade.
O Briefing pode ser aplicado em diferentes etapas do projeto. Num primeiro momento, ele pode ser usado para a elaboração de um orçamento com o designer e para uma análise prévia de viabilidade.
No decorrer do desenvolvimento do projeto, torna-se
necessário o aprofundamento nas questões relativas à empresa, ao mercado, à
tecnologia e à metodologia de trabalho. Também é importante o envolvimento da
equipe de desenvolvimento com todos que estão relacionados de alguma maneira
com o projeto, para estabelecer as delimitações, focar os objetivos e criar as
relações de trabalho. Esta é uma fase onde o designer deve assumir um papel
investigativo, crítico e curioso, buscando extrair do cliente, seja externo ou
interno, as necessidades, os valores e demais informações que podem contribuir
para atingir as expectativas do cliente.
Como fazer
um Briefing?
Não há regras estabelecidas para escrever um Briefing. O
mais importante é tratá-lo como um documento, certificando-se de que cliente e
equipe de projeto estão de acordo com o conteúdo. Com esta ferramenta, você
pode evitar que as informações se percam, além de corrigir possíveis desvios no
produto.
Uma prática que tem apresentado resultados positivos para a
formulação de um bom Briefing é a realização de uma análise de mercado e de
oportunidades entre a fase do Briefing Preliminar e a do Briefing Complementar.
Isto possibilita à equipe do projeto conhecer melhor o mercado do seu cliente e
contribuir na formulação final do conjunto de idéias que formam o Briefing.
Fontes de pesquisa:
- significados.com.br/briefing/
- sobredesign.wordpress.com/2007/06/27/briefing-o-que-e-como-fazer/
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