19 de março de 2016

Low Key e High Key

O que são as técnicas de fotografia Low Key e High Key?

Low Key e High Key são técnicas que utilizam quantidades maiores ou menores de iluminação para obtenção de imagens com uso de contraste. A decisão de utilizar uma ou outra técnica tem grande impacto sobre o “humor” que a fotografia irá transmitir.
Criar imagens com esses efeitos não é difícil, porém exige certo conhecimento em fontes e técnicas de iluminação, além, é claro, do material correto. A técnica Low Key pode ser facilmente conseguida com materiais caseiros, porém é muito mais difícil conseguir uma foto com características High Key usando apenas a luz ambiente.
Esses tipos de imagens podem ser considerados dois extremos da fotografia: a técnica Low Key se beneficia das sombras marcadas, das áreas escuras e da luz dura, enquanto para se criar uma foto do tipo High Key você precisa abusar da iluminação com luz suave, dos contornos invisíveis e do branco.
Com tanta diferença entre elas, é esperado que cada uma dessas técnicas de fotografia seja usada para um propósito diferente e é exatamente isso o que acontece. Low Key transmite um sentimento de tristeza, seriedade e mistério, enquanto imagens em High Key são alegres e passam a ideia de esperança e tranquilidade. 

Cuidados com a exposição
Em ambas as técnicas, é necessário ter cuidado e bom senso para não criar distorções na exposição – a quantidade de luz necessária para se fazer uma fotografia. A linha que separa uma foto Low Key de uma foto subexposta (com iluminação insuficiente) é bastante tênue. O mesmo ocorre para uma foto High Key e outra superexposta (ou “estourada”). Mesmo aplicando maior ou menor quantidade de luz, é importante que a imagem mantenha seus detalhes essenciais totalmente visíveis e identificáveis.
Utilizar Low Key e High Key exige treino e podem ser necessárias diversas tentativas até encontrar o ponto ideal.

High Key 
Em imagens High Key, os tons claros dominam a fotografia. Fotografias produzidas com essa técnica apresentam bastante brilho e pouquíssimo contraste. A predominância é de tons claros e há ausência quase total de sombras. O efeito é a criação de uma atmosfera bem-humorada e leve, ideal para transmitir sentimentos de alegria e emoções positivas.
Esse estilo é feito normalmente na hora de fazer a foto, e não na edição, pois depende de iluminação e produção. É obrigatório o uso de iluminação suave, portanto você precisa usar rebatedores ou difusores na frente das luzes. 

ImportanteNão podemos confundir esse efeito com o erro de exposição, em que uma foto fica clara demais sem essa intenção! A foto HK é clara porque a iluminação é bem distribuída, não existem muitas sombras e os elementos da foto também são de tons claros. Uma foto “estourada” é aquela que resultou de uma exposição inadequada à luz: muita luz entrou na câmera e a foto ficou clara demais. 

Como fazer uma foto High key?
- Utilizar fundo claro, de preferência branco
- Evitar sombras, principalmente sombras muito duras
- Alguns detalhes podem dar contraste em tons mais escuros 
- Usar luz natural ou flash para preencher a luz em todo o assunto fotografado
- Cuidado para não estourar e perder os detalhes da imagem

Diferente de uma foto feita normalmente, na qual a iluminação é posicionada atrás da câmera, de frente para a cena, nesse caso você precisa ter luzes de absolutamente todos os lados, para isso, utiliza-se a luz suave.
Se você tem em casa uma janela bem grande ou a porta de uma sacada, você pode usá-la como o fundo da sua foto. Para suavizar essa fonte de luz, use um tecido branco cobrindo toda a extensão que vai aparecer na foto.
Se você posicionar um modelo neste cenário e tentar fotografar, vai ver que o máximo que você vai conseguir é uma silhueta, já que não existe equilíbrio de luz. Você precisa iluminar o seu modelo com o mesmo tanto de luz que está vindo do outro lado, usando sempre, obrigatoriamente, luzes suaves.
Outra dica importante é pedir para que os seus modelos usem roupas brancas ou claras.
Cores claras combinam mais com esse tipo de fotografia.
Em um dia de sol, é possível conseguir um bom resultado ao ar livre se você conseguir filtrar toda a iluminação por meio de difusores, usando tecidos brancos de fundo para criar o visual desejado.
Para o ajuste da máquina, abra o diafragma o máximo possível e use um tripé para poder criar uma superexposição a partir do tempo também.
Você pode adicionar filtros posteriormente para estilizar a sua fotografia.

Exemplos de High Key:

Felix Sanchez

Rullyanto Wibisono

Low Key
Low key é o nome de estilo dado para fotos formadas principalmente por tons escuros e contraste intenso. Assim como no caso da foto high key, esse estilo depende da iluminação e da produção.  Nela poucos detalhes são claros, somente para sugerir o assunto fotografado.
A aplicação dessa técnica causa um impacto dramático à cena retratada, sendo recomendada quando o fotógrafo deseja transmitir níveis maiores de mistério, tensão e dramaticidade.
Em geral, é utilizada uma única fonte de luz posicionada atrás do objeto fotografado, provocando uma área predominante de sombras e enfatizando as linhas de contorno do assunto. 

Importante: Uma foto “clipada” é aquela que resultou de uma exposição inadequada à luz; pouca luz entrou na câmera e a foto ficou escura. 

Como fazer uma foto Low key?
- Utilizar fundo escuro ou com pouca luz
- Usar uma luz bem contrastada
- Ao usar flash concentrá-lo em poucas partes do assunto
- Ao usar luz natural colocar o assunto aonde tem mais luz e deixar o resto na sombra

Por usar menos luz e se aproveitar das sombras, é mais fácil criar o efeito Low Key nas fotografias. O ideal é um ambiente totalmente escuro, ou pelo menos em grande parte. Um dos grandes segredos para se conseguir um efeito melhor é usar uma parede preta no fundo, ou o mais escuro possível e foco de luz pontual. Não adianta estar totalmente no escuro se você colocar o seu modelo na frente de uma parede branca. Quando você acender a luz frontal para iluminá-lo, a parede atrás vai funcionar como um refletor, clareando o ambiente. 
Além do fundo preto, o ideal é usar apenas uma luz, ou no máximo duas, criando sombras fortes pelo uso da iluminação dura. Para objetos menores você pode usar um foco de luz superior e conseguir bons resultados. 
A segunda luz precisa ser bem mais fraca, apenas para detalhar a silhueta. Esse foco precisa ficar atrás do modelo, totalmente escondido e, de preferência, vindo de baixo. Lembre-se de que, para um melhor efeito Low Key, você deve usar focos de iluminação pontual e direcionados, para clarearem apenas a área desejada. 

Exemplos de low key: 

 Jonas Tana 

Patrick L. 

Esta tabela resume as dicas de como conseguir boas fotos com a utilização das duas técnicas:

Low Key
High Key
Fundo
Utilize fundo escuro
Utilize fundo claro
Fontes de luz
Use pouca luz, de preferência atrás do assunto e apenas em partes dele
Use bastante luz, natural ou não, deixando a cena bem iluminada e faça o contraste apenas nos detalhes
Sombras
Privilegia e criação de grandes áreas de sombra
Evite o máximo possível o surgimento de sombras

--------------------- 
Fontes de pesquisa: 
- dicasdefotografia.com.br/o-que-e-fotografia-high-key-e-low-key/
- techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/08/o-que-sao-tecnicas-de-fotografia-low-key-e-high-key.html
- tecmundo.com.br/como-fazer/28899-fotografia-aprenda-a-utilizar-as-tecnicas-low-key-e-high-key.htm

0 comentários:

Postar um comentário