21 de março de 2016

Horst P. Horst

 

Nascido em Weissenfels, Alemanha, no dia 14 de agosto de 1906, Horst Paul Albert Bohrmann era o segundo filho de um próspero comerciante protestante de classe média - Max Bohrmann e sua esposa, Klara Schoenbrodt. 
Na juventude, estudou no Kunstgewerbeschule (uma espécie de Liceu de Artes e Ofícios), em Hamburgo. Posteriormente, ele se transferiu para Paris, onde estudou arquitetura com o modernista Le Corbusier.
Em 1930, ele conheceu o Barão George Hoyningen-Huene, um nobre báltico nascido em São Petersburgo e fotógrafo da revista Vogue, que se tornaria o seu mentor.

A parceria de Horst com a Vogue começou em 1931, com a publicação da primeira foto de sua autoria na edição francesa da revista, de novembro daquele ano. Era um anúncio de página inteira mostrando uma modelo vestindo veludo preto e segurando uma garrafa do perfume Klytia com uma mão, e com a outra outra levemente acima dela.

O real avanço de Horst como fotógrafo de moda e retratos começou em 1932, nas páginas da Vogue britânica. Sua primeira exposição foi em Paris, em 1932, quando recebeu uma crítica favorável, publicada na revista The New Yorker, Horst finalmente adquiriu fama internacional.
Em 1937, Horst alugou um apartamento em Nova York e certa vez encontrou Choco Chanel enquanto residia na cidade. Ele a chamava de "a rainha de todas as coisas", e seria o fotógrafo das coleções da estilista francesa pelas três décadas seguintes.
O fim dos anos 30 e o começo dos 40 seriam o período de maior produção artística da carreira de Horst. Em 1941, ele requiriu a cidadania americana, em outubro de 1943 se tornou oficialmente cidadão americano, como Horst P. Horst, e de quebra, fotógrafo dos quadros do exército.

No começo dos anos 50, Horst iniciou sua famosa série de fotografias de design de interiores e estilo de vida. 
Em 1980, Horst foi contratado para tirar nove fotos, lançadas em fevereiro daquele ano; este trabalho apareceu na edição mais popular da revista Life naquele ano, vendendo 1,5 milhão de cópias. O sucesso lhe garantiu um contrato para um livro, um precioso trabalho desenvolvido com o editor James Watters, que resultou na publicação do best-seller Return Engagement: Faces to Remember Then & Now (1984) - livro em homenagem às primeiras estrelas de Hollywood, escrito por Watters, com fotos de Horst.

A última fotografia de Horst para a Vogue britânica foi em 1991, com Marie Christine, Princesa Michael de Kent, apresentada contra um fundo de tapeçaria, vestindo uma tiara que pertenceu a sua sogra, a Princesa Marina, que Horst havia fotografado em 1934.

O fotógrafo morreu aos 93 anos de idade, em Palm Beach Gardens, na Flórida.

Seu trabalho é mais famoso pelas fotografias de moda e retratos, mas Horst também é reconhecido por suas fotos de design de interiores e natureza morta. A luz era um dos pontos principais do seu trabalho, ele preparava as luzes e os adereços cuidadosamente antes das sessões de fotos, que eram concebidas com antecedência. A iluminação era essencial para definir o que Horst transmitiria na imagem. Ele costumava ser direto e passar poucas instruções às modelos. O grosso de sua obra é em preto e branco, mas até suas fotografias de cores apresentam uma configuração absolutamente monocromática.

A fotografia de Horst é em sua essência clássica e elegante, misteriosa e atraente, sua obra é uma ode à beleza; até suas séries de nudez, em que o fotógrafo brincava com a luz, tinham um ideal clássico, sem perder o erotismo. O erotismo é um signo marcante do trabalho de Horst; uma das imagens mais icônicas do século XX é "O corset Mainbocher", fotografada por Horst no estúdio da Vogue, em Paris, em 1939, trata-se de uma modelo de cabeça abaixada, vista por trás, vestindo um espartilho Mainbocher parcialmente laçado. Dotada de uma sensualidade enigmática, esta imagem é a mais famosa e copiada de Horst; tendo sido recriada até pela diva pop Madonna, no videoclipe da música "Vogue", de 1990. 

 Classical Still Life - circle, disk, bust, 1937 

 Ingrid Bergman, Vogue, November, 1959, 1958 

 Lisa on Silk Hand on Torso I, 1940 

 Mainbocher Corset, 1939 

 Male nude- 1952 

 Marlene Dietrich, New York, 1947 

New York still life 1946 

Peony in Broken Blue Vase, 1986 

Round the Clock I, 1987 

Yves Saint Laurent in a garden, 1986 

lounge.obviousmag.org/vitor_dirami/2013/08/elegancia-e-erotismo-na-fotografia-de-horst-p-horst.html
- hamiltonsgallery.com/artists/33-horst-p.-horst/series
- horstphorst.com/works.php
infopedia.pt/$horst-p.-horst

0 comentários:

Postar um comentário