19 de março de 2016

Slow Food

O Slow Food é um movimento e uma organização não governamental fundados pelo italiano Carlo Petrini em 1986, tendo como objetivo promover uma maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente. 

O Slow Food opõe-se à tendência de padronização do alimento no Mundo (oferecido pelo fast-food) e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, se tornando co-produtores.

Nesse contexto o movimento Slow Food adquiriu  respaldo internacional por se mostrar comprometido com a proteção dos alimentos tradicionais cultivados de forma sustentável respeitando os ecossistemas, a cultura agrícola da comunidade local e priorizando a produção de alimentos orgânicos. 

De forma didática escolheu-se como símbolo do movimento a imagem de um caracol justamente por essa espécie se mover lentamente e se alimentar de uma forma calma. 

O Slow Food defende a necessidade de informação do consumidor, protege identidades culturais ligadas a tradições alimentares e gastronômicas, protege produtos alimentares e comidas, processos e técnicas de cultivo e processamento herdados por tradição, e defende espécies vegetais e animais, domésticas e selvagens. O alimento, portanto, deve ser bom, limpo e justo, o que significa que ele deve ser saboroso, deve ser produzido de forma a respeitar o meio ambiente e os preços devem ser justos, tanto para quem os produz, quanto para quem os consome. 

Através dos seus conhecimentos gastronômicos relacionados com a política, a agricultura e o ambiente, o Slow Food tornou-se uma voz ativa na agricultura e na ecologia. O Slow Food conjuga o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade. As atividades da associação visam defender a biodiversidade na cadeia de distribuição alimentar, difundir a educação do gosto, e aproximar os produtores de consumidores de alimentos especiais através de eventos e iniciativas. 

O Slow Food é um estilo de vida que envolve variáveis como a sustentabilidade, a preservação ambiental e ações sociais que contribuam para o incremento da qualidade de vida da população e o início dessas mudanças parte de cada um de nós a começar pelas nossas escolhas à mesa. 

Filosofia do Slow Food
Melhorar a qualidade da nossa alimentação e arranjar tempo para a saborear, é uma forma simples de tornar o nosso cotidiano mais prazeroso.

Assista o vídeo: 



Fontes de pesquisa:
- pt.wikipedia.org/wiki/Slow_Food 
- wp.clicrbs.com.br/viverbem/2013/08/08/conheca-o-movimento-slow-food/?topo=98,2,18,,,77 
- slowfoodbrasil.com/slowfood/o-movimento 
- youtube.com/watch?v=jRhy_2ug958 

0 comentários:

Postar um comentário