21 de abril de 2016

Fotografia Publicitária

Foto Publicitária é a fotografia especialmente produzida para a difusão comercial de um produto, independente do suporte escolhido pelo anunciante, que tanto pode ser a mídia impressa (jornais, revistas, cartazes, outdoors, ou folhetos) quanto audiovisual (multivisões e anúncios transmitidos pela televisão ou pelo cinema), ela também pode ser feita para propagar uma ideia. 
Na fotografia publicitária, de modo geral, a concepção prévia da imagem é esboçada pelo diretor de arte da agência que detém a conta do cliente em questão e a tomada da foto é respaldada na atuação de um produtor que reúne o material necessário, podendo inclusive chegar a organizar pessoalmente os elementos constitutivos da composição. Nestes casos, estes profissionais podem ser legitimamente considerados como parceiros do fotógrafo na realização da fotografia final. 

Uma foto publicitária tem por finalidade persuadir o observador. Portanto, nem sempre registra seu real. Seu objetivo é atrair a atenção do espectador para que ele compre o produto. Procura buscar a atenção do observador,enquanto ele faz a leitura.  
A Fotografia Publicitária aproxima-se muito da fotografia de moda, ambas opondo-se a fotografia jornalística. Uma fotografia publicitária exige planejamento antecipado como locação de cenário, produto adequado, enquadramento e escolha da luz, além da postura e ângulos do modelo ou produto. A diferença da foto publicitária em comparação à foto jornalística, esta na possibilidade de manipular uma imagem publicitária. A fotografia jornalística requer veracidade e objetividade, não poder haver as maquiagens, os destaques e manipulações digitais que uma foto publicitária utiliza.
Em publicidade “vale-tudo”, o importante é vender, é promover algo e conquistar consumidores; o foco, luz, ângulo, composição, plano de fundo e representação de movimento são elementos da fotografia que podem destacar o produto. A câmera digital possibilita produzir a noção de movimento com maior facilidade e definição. 
Fotografias publicitárias, antes de serem realizadas, também consideram no planejamento que tipo de mídia o anúncio com a imagem será veiculado, pois o peso do arquivo digitalizado e a qualidade da imagem varia conforme a mídia escolhida : Internet, impresso, outdoor, busdoor, etc.
Em cada caso há diferenças de resolução e linguagem visual adequada. Outro fator decisivo é o público-alvo da mensagem, isso tudo e mais um pouco você verá nos guias essenciais que todo amante de fotografia publicitário deve ler. 


A foto publicitária  é responsável por atribuir importância  ao tema trabalhado, ou seja, é preciso que o fotógrafo conheça o assunto para registrar as principais características do produto.
No mundo da publicidade a imagem tem a função de fazer com que o desejo de consumo seja despertado – o que leva ao lucro do anunciante. 

Também existem as agências de publicidade, que fazem a ponte entre o cliente e o fotógrafo, assim o fotógrafo tem a possibilidade de ter contato direto com o diretor de arte e de criação. O relacionamento pode ser difícil – muitos acham que sabem mais que o fotógrafo, mas existem diretores de arte que entendem de fotografia, sabem o que estão pedindo e conhecem as dificuldades e desafios na produção de uma imagem.
As agências cobram cerca de 10 a 20 por cento de comissão, caso contrário o fotógrafo pode receber mais pelo trabalho. 

Funções básicas do Fotógrafo Publicitário
1º Deve seguir o layout definido pelo diretor de arte;
2º Requer um tratamento de imagem minucioso, buscando a perfeição;
3º Seu objetivo é vender ou promover algum produto/serviço;
4º Deve ser impactante, destacar as belezas e qualidades do produto;
5º Experiência/conhecimento e talento do fotógrafo são quesitos importantíssimos para a realização deste tipo de fotografia.

--------------------
Fontes de pesquisa:
- enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3868/fotografia-publicitaria
- acervopublicitario.com.br/2011/06/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre.html
- publistorm.com/fotografia-publicitaria/
- pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAneros_fotogr%C3%A1ficos
- despertefotografia.wordpress.com/2012/05/18/caracteristicas-da-fotografia-publicitaria/
- http://pt.slideshare.net/lililovelilica/fotografia-publicitaria-14543225 

0 comentários:

Postar um comentário