21 de abril de 2016

Layout e Mockup na Fotografia Publicitária

Layout 


Layout é uma palavra inglesa, que significa plano, arranjo, esquema, design, projeto.
O layout  vai depender da criatividade e do conteúdo que vai conter. Por esse motivo, o cliente dá indicações precisas. Assim, o layout consiste em um rascunho, esboço ou projeto, um trabalho prévio que dá uma ideia de como será a aparência final da foto em questão. 
A palavra vem do inglês, e descreve o estudo da disposição e alocação das pessoas, móveis, ferramentas, maquinários (produtos em geral) ou áreas, dento de uma metodologia aplicada, utilizada nas organizações com o objetivo de otimizar os recursos disponíveis, ganhando agilidade, facilitando as atividades e diminuindo os custos nos processos. 
Para uma maior compreensão sobre o termo Layout, o ideal é entender o contexto onde o mesmo é aplicado, que pode ser basicamente na área Gráfica ou de Logística. 
Na Fotografia Publicitária, o layout é a base para toda a foto que será feita, o cliente passa o layout para o fotógrafo e este, deve entregar a foto exatamente como foi pedido pelo cliente. O layout é o esboço da foto e deve ser seguido à risca pelo fotógrafo publicitário.
Com  os bancos de imagem ficou mais fácil fazer um layout, ou seja, pegam vários pedaços de fotos, mistura tudo usando ângulos e proporções diferentes, o que dificulta a execução do trabalho proposto, antes eram desenhados (o diretor de arte tinha noção de perspectiva, sombra e volume). Geralmente o diretor de arte acompanha a produção da foto.

Mockup 


É uma maquete ou representação de um objeto ou produto em seu tamanho natural ou em escala muito utilizado em congressos, feiras, shows, exposições entre outros. O objetivo de um mockup é chamar a atenção das pessoas fazendo com que elas visitem os stands onde acontece alguma ação promocional como distribuição de brindes, brincadeiras ou simplesmente para divulgação de algum produto, por exemplo:

Cenografia:
Nas produções de filmes e comerciais, normalmente nesses casos as representações são em tamanho natural.
Divulgação:
É feita uma peça detalhada de algum produto que se deseja lançar no mercado, é uma forma de apresentação do mesmo para um possível cliente que poderá avalia-lo antes mesmo de ser lançado.
Ambientes:
Normalmente utilizado em situações onde se deseja avaliar as condições de um ambiente, por exemplo, em stands de venda de apartamentos, além da apresentação do projeto como um todo em menor escala, é também apresentado em tamanho real onde as pessoas podem avaliar conforto, tamanho, disposição da planta entre outros. Outros exemplos são os protótipos de carros e aviões. 

É importante pensar qual o tipo de material deverá ser usado em um mockup, levando em consideração principalmente o ambiente em que ele ficará exposto, se for um ambiente externo, por exemplo, deverá ser de um material resistente que suporte a ação de chuva, vento, sol forte, até mesmo o público.
É importante pensar também que a réplica deve ser feita da forma mais fiel possível, para casos de cenografia principalmente, pois ela deve convencer quem assiste que o que ela está vendo é realmente o produto e não uma representação.
Podemos concluir que mockups são representações muito utilizadas em ações de comunicação, publicidade e até marketing. 

Na Fotografia Publicitária os mockups são amplamente utilizados para representar detalhes de produtos pequenos, eles facilitam a fotografia e são muito utilizados em anúncios de bebidas, alimentos e cosméticos, entre outros. 


--------------------
Fontes de pesquisa:
significados.com.br/layout/ 
marketingfuturo.com/o-que-e-layout-conceito-e-definicao/
grafnorte.com.br/entenda-o-que-sao-mockups/
- http://pt.slideshare.net/lililovelilica/fotografia-publicitaria-14543225 


0 comentários:

Postar um comentário