5 de setembro de 2014

Cartão Cor

Também conhecido por ColorCheck, ele foi primeiramente um arranjo de papelão moldado de 24 peças de amostras pintadas com base no Sistema de Cores de Munsell de cores, apresentado em 1976 por CS McCamy e seus colegas da Companhia Macbeth, uma divisão da Corporação Kollmorgen na época, sendo ele um cartão que possui 24 quadrados coloridos e preparados cientificamente numa vasta gama de cores. 

O cartão cor é feito de papel acetinado e pode ter de 08 à 140 cores. Ele serve para definir o balanço de cor em sets de filmagem ou em estúdios fotográficos, para montar profiles de cor para equipamentos variados, para medir a precisão de sistemas de prova, fazer calibragem de scanners, calibrar televisões e emulsões de filmes. O objetivo final é reproduzir as cores de forma fiel, sem desvios.Uma das características fundamentais deste cartão é que ele reflete as cores sempre da mesma forma em qualquer parte do espectro luminoso. Desta forma, seja em estúdio com flash ou luz contínua, seja ao ar livre ao meio dia ou ao nascer do sol, as cores refletidas serão sempre as mesmas. 

As principais cores nas tabelas de cartão cor são: marrom, ocre, azul claro, verde escuro, violeta claro, azul celeste, laranja ocre, azul ultramar, cereja clara, roxo escuro, amarelo limão, amarelo ouro, azul cobalto, verde esmeralda, vermelho china, amarelo, rosa, azul céu, branco neutro, branco titano, cinza claro, cinza, cinza escuro e preto.

Fontes de pesquisa- http://crisperronifotos.blogspot.com.br/2012/03/uilu201201-luzcartao-cinzacartao-cor.html 
- http://fernandorobsondealmeida-aion.blogspot.com.br/2013/06/cartao-cor-trabalho-de-pesquisa-studio.html http://kauanavargasfotografia.blogspot.com.br/2013/04/definicoes-de-luz-cartao-cinza-e-cartao.html 

0 comentários:

Postar um comentário